quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Jardim de Cimento - escrito por Ian McEwan


"Já neste seu primeiro romance, Ian Mc Ewan revelava as características que o confirmariam como um dos maiores escritores ingleses de sua geração: o domínio técnico, a linguagem seca, narrativa de forte apelo visual, guinadas surpreendentes.
Mesclando elementos da tradição gótica inglesa a um enredo sem qualquer tipo de devaneio lírico, o autor constrói uma experiência literária áspera e visceral: após a morte dos pais, quatro crianças encerram-se no minúsculo mundo do lar, entregando-se a todo tipo de sensações e descobertas bizarras. Com o tempo, passam a mimetizar os papéis dos adultos ausentes, criando uma nova estrutura familiar que desaba quando a irmã mais velha leva um estranho ao núcleo fraterno. É só o começo de um inferno existencial para o qual não haverá saída." (Autor desconhecido)


segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Viagem

Num estilo road literature, A Viagem de Virgínia Woolf, primeiro livro da escritora britânica, lança luz nos conflitos existenciais de um grupo de viajantes ingleses que realizam uma longa viagem de navio. A narrativa é povoada de personagens que têm sua vida psíquica devassada pelas palavras-bisturi de Virgínia Woolf. O cenário onde ocorrem os fatos é, ao mesmo tempo, material e psíquico e a viagem é apenas uma alegoria do mundo interior trazido à superfície e que se espraia diante do leitor.